Pessoas estão aprisionadas por não saberem extrair a totalidade da força desta Palavra.
Se o diabo prender a sua atenção e te mante ocupado nos sentidos ele mandará em você pelo resto de sua vida. Ele é o Deus do império dos sentidos.
João 6.63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
O conhecimento nos dá a condições de vencer a opressão do diabo (resistindo ao diabo).
Existem alguns tipos de pessoas:
1- As que ouvem e admitem que é verdade, mas mesmo assim não funciona na vida delas. Concordar simplesmente não extrai a força dessa palavra.
2- As que acreditam no funcionamento da Palavra quando conseguem sentir a melhora. Têm a fé de Tomé.
3- As que ouvem e praticam independente do que sentem, mas mesmo assim não veem resultados.
4- E existem as que resolveram permanecer firmes na Palavra. A fé não está condicionada ao tempo e também não ficam se condenando.
Como extrair a Vida que essa Palavra tem?
Muitas pessoas conhecem mais não desfrutam. Elas vivem uma vida de esperança. Esperam bem, mas recebem mal. A estabilidade está na fé e não na esperança, mas a fé precisa da esperança para existir. Para desfrutar das bênçãos de Deus você precisa estar em comunhão e oração até perder o controle da percepção sensorial, dos cinco sentidos. Você perde o controle de decisão e sua vida começa a ser regida por esta Palavra.
Só começamos porque já foi terminado. Deus nunca é pego de surpresa. Deus nos criou para um propósito. Só existimos porque já foi terminado.
Essa Palavra tem força. Substitua os cinco sentidos pela Palavra. Procure ouvir as coisas corretas Guarde o seu coração. Não se pode adorar a Deus se não for pelo Espírito.
Porque não entendemos o que estamos falando quando oramos em outras línguas? Para que não tenhamos a condição de dirigir esta oração.
Orar em línguas é uma libertação para aqueles que são tagarelas.
Desenvolve a sua percepção espiritual.
João 8.31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
No Reino do espírito poucas vezes ficamos no controle. A submissão gera caráter, caráter gera força moral, força moral gera produtividade. A falta de submissão traz uma embriaguez, uma imbecilidade, um retardo mental. Nos tornamos imbecis quando não sabemos desfrutar da paternidade espiritual.
João 8.29 E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
8.30 Ditas estas coisas, muitos creram nele.
João 2.23 Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome;
2.24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
2.25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
Existe uma mensagem para os que creem e outro tipo de mensagem para os que não creem. Esta é Corpo de Cristo.
PERMANECER – Ficar lá.
Os que creem precisam permanecer no que acreditam, sendo Verdadeiros Discípulos. Conhecedores da Verdade que Liberta. Conhecimento traz a condição de revelação, entrando numa dimensão em que a Palavra não é mais letra, mas VIDA.
João 15.1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
15.2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
15.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
15.4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
15.5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
15.6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.
15.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
15.8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
A Palavra é o lugar em que devo ficar, é o meu lugar de moradia. Na Palavra Viva as coisas acontecem.
João 15.9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.
15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.
15.11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
15.12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
15.13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
15.14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
Guardando Seus mandamentos permaneceremos em Seu amor.
Aguçamos a percepção espiritual quando permanecemos firmes na Palavra.
João 15.15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
15.16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Existe uma recompensa gloriosa em permanecer Nele, não somente por ter a Verdade, mas a Verdade Conhecida que traz a libertação, por isso devemos ser vigilantes, permanecendo firmes na fé.
1 Coríntios 16.13 Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.
Permaneça no que você creu.
Atos dos Apóstolos 14.21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia,
14.22 fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.
A Palavra não é algo para se ouvir somente, é ouvir, praticar e permanecer firme nela.
Gálatas 5.1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
Liberdade e libertação são duas coisas distintas. Só podemos desfrutar da liberdade se um dia formos verdadeiramente libertos. Não vivemos pelo que sentimos, andamos pela fé na Palavra de Deus.
1 João 2.6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
2.10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.
2.14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
2.17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
2.19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.
2.24 Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.
Permanecer na Palavra nos traz força.
A cobertura espiritual impede que se manifestem coisas que estão na sua vida – cobertura Paternal. Quando se dá um passo fora da cobertura espiritual fica-se embriagado com a orfandade, e assim a pessoa mostra ou externa aquilo que está por dentro e não foi tratado e a misericórdia segurava ou abafava.
Não leia a bíblia como desencargo de consciência. Reverencie este momento, ore e peça ajuda ao Espírito Santo. Esta Palavra é o teu alimento, a fonte da tua existência.