quarta-feira, 5 de junho de 2013

A respeito de Ministério



Roberta Ameida
Aluna da Escola de Ministros em Caruaru, PE
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” (Efésios 4:11).
É lindo ver a diversidade de dons que Ele mesmo repartiu a nós, o seu povo. Esses dons mencionados por Paulo, os chamados de “Cinco Dons Ministeriais”, como bem sabemos foram concedidos à igreja para a edificação do Corpo de Cristo, como diz a continuação de efésios 4, no versículo 12:
“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:12).
Sabemos da importância dos Dons Ministeriais e glória a Deus por estarmos em um ministério que incentiva o que Paulo incentivou à Igreja de Corinto:
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons [...].” (I Coríntios 12:31.a).
Somos diariamente influenciados pela vida de grandes ministros, incentivados a buscarmos os melhores dons, seja em atuar nos cinco dons ministeriais, os que querendo ou não estão em maior evidência, seja no ministério de socorros. E diante de tantas pessoas atuantes no ministério, vejo alguns se indagarem:
“E eu, quando vou ‘ENTRAR NO MINISTÉRIO’? Quando vou ‘ENTRAR NO MEU CHAMADO? ’”.
Eu não sei quanto a você, mas eu acho essa pergunta até engraçada!
Algumas pessoas costumam falar que Jesus, aqui na terra, começou o seu ministério aos 30 anos, quando começou de fato a operar milagres, a curar, a falar as Boas Novas. Eu concordo em partes com essa afirmação. Porém, penso que Jesus começou o seu ministério desde o dia em que Ele nasceu. Desde o primeiro dia, até o último aqui na terra, Jesus refletia a vontade de Deus nas suas ações. Mesmo sendo homem, Ele era a expressa vontade de Deus e fazia o que Deus designou o que Ele fizesse aqui na terra todos os dias, sendo em pequenas ações do dia-a-dia com sua família ou quando de fato começou a operar milagres e maravilhas diante do povo.
Não há uma separação de chamados, um começo de um chamado único, há começos de estações, há começos de chamados específicos. Pois quando as pessoas indagam “quando vou entrar no meu chamado?”, é como se ela estivesse desvalorizando o que está fazendo para Deus hoje, como se o serviço que ela está fazendo hoje, não fosse a vontade e o chamado de Deus para ela também.
Eu entendo que algumas pessoas falam isso realmente inocentemente, elas valorizam o que estão fazendo hoje, mas nelas arde o desejo de algo maior que Deus já prometeu. Porém também existem pessoas tão influenciadas com grandes ministros e ministérios, que acham que só vão fazer realmente a vontade de Deus quando eles “entrarem no ministério”.
Fomos escolhidos para fazer a plena vontade de Deus desde o ventre de nossa mãe, temos algo específico em Deus para fazer, contudo, tenha plena convicção de que você já “entrou no chamado”, você o vive todos os dias. Se a palavra “Ministério” significa “Servir”, então eu tenho uma boa nova para você: se você está servindo na sua igreja local, servindo a Deus de todo o coração com o que Ele tem colocado na sua mão para fazer hoje, você já entrou no ministério!
Além dos Cinco Dons Ministeriais existe uma diversidade linda de Dons que Deus repartiu:
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom deprofetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva. Se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” (Romanos 12: 6 – 8 – NVI – grifo nosso).
Viva as diferenças! Viva a diversidade de dons! Não fique esperando “entrar no ministério” nos cinco dons ministeriais se você não foi chamado para isso, senão você pode ficar esperando a vida inteira esse dia chegar e acabar não fazendo o que Deus designou que você fizesse de fato. Simplesmente encontre o seu lugar no Corpo de Cristo, e faça o que Ele designou para você fazer HOJE com alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário